Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de março de 2011

2º dia : de Guarulhos para Santiago

29 de dezembro. Nosso vôo decolaria de Guarulhos às 9:10 h da manhã, então pegamos o primeiro translado que saiu do hotel, pontualmente às 5:45 h. Chegamos no aeroporto e nos dirigimos ao balcão da TAM, onde nos indicaram que o check-in para Santiago era na Asa “A”. Andamos bastante e descobrimos que, como faríamos uma escala em Assunção, no Paraguai, nosso check-in era no setor “D” e não ali onde estávamos. Voltamos tudo de novo e, finalmente, despachamos nossa bagagem e pegamos os cartões de embarque. Quando chegou nosso horário e nos dirigimos ao interior do avião, no “finger“ um funcionário da TAM, de nome Wesley, não queria deixar que entrássemos com uma mala de mão a bordo e que deveríamos deixá-la ali com ele que a
colocaria no porão, alegando que era para nossa própria segurança, que o avião estava muito cheio. Ele colou na nossa bagagem de mão, com fita crepe, um pedaço de papel onde escreveu seu nome e nos disse para ficarmos tranqüilos que ela estava em boas mãos, etc. Quando entramos no avião verificamos que ele estava bem vazio, que havia bastante espaço nos compartimentos sobre as poltronas para acomodarmos nossa mala. Voltamos lá onde ainda estava o Wesley e pegamos nossa bagagem de volta. Ele ficou resmungando, dizendo que quando todos estivessem embarcados um fiscal iria a bordo e pegaria nossa malinha de novo para colocá-la no porão da aeronave, que era melhor não fazer isso, etc e tal! Não levamos as ameaças a sério e carregamos nossa mala prá dentro do avião. Achamos MUITO estranho aquele tipo de comportamento do funcionário da TAM (quando retornamos ao Brasil, fizemos uma reclamação com uma supervisora da TAM, em no aeroporto de Congonhas, São Paulo, a qual nos disse que “às vezes era normal este procedimento e que iria reportar os fatos aos seus superiores...”)! Passado este momento de stress, decolamos e, uma hora depois, aterrissamos em Assunção. Teríamos que desembarcar e embarcar em outra aeronave, que decolaria às 11:10 h para Santiago. Ficamos perambulando pelo saguão do pequeno aeroporto da capital paraguaia, visitando as poucas lojinhas de souvenires, navegando no meu netbook, tomando uma legítima cerveja paraguaya “Baviera”. Neste saguão um senhor, penso que beirando seus 70 anos, elegantemente trajado, tocava
harpa e vendia seus CDs: comprei dois (R$10,00 cada), com guarânias (músicas locais), melodias internacionais e duas, vejam só, dos Beatles! Com uma hora de atraso decolamos em outro avião da TAM. Almoçamos a bordo: eu comi frango com arroz e, Mary, lasanha de carne, acompanhados de vinho branco e tinto. Chegando a Santiago,
pegamos nossas malas e nos juntamos ao grupo que fazia parte do mesmo
translado, aguardando todos chegarem. A guia,
Beatriz (do lado direito, na foto), nos deu boas-vindas e nos acompanhou até o ônibus que nos levaria até o hotel, dirigido, e muito
bem, pela motorista
Marieta (estas mulheres...!). O trajeto
levou, mais ou menos, uma hora, pois o
centro da cidade estava todo engarrafado. Nos lembrou
bastante uma cidade brasileira...(deixa prá lá!). Ficamos hospedados no Diego de Velázques, no bairro
denominado Providência. Aproveitamos que ainda estava claro e saímos para caminhar pelas redondezas. Depois de mais de uma hora andando, chegamos à base do Cerro San Cristóbal e, para chegar ao topo, teríamos que caminhar mais um bocado. Desistimos, tomamos água mineral no Bar e Restaurante “Delícias de Chile”, situado no pé do cerro (monte, colina),
onde estava acontecendo uma recepção ou
comemoração de fim de ano, de alguma empresa, e voltamos em direção ao hotel. Paramos no Restaurante
Ligúria, onde jantamos. Mary pediu um espaguete
com uma carne bovina estufada e eu um filé de merluza a la
plancha (grelhada na chapa) com purê de batatas, alho e
cebola. Acompanhamos com um vinho
Casa Lapostole Carmenère Reserva. Chegando ao hotel tomamos um banho e fomos dormir.
Dica gastronômica: Ligúria (cozinha tradicional) - Av. Luis Thayer Ojeda, 19, Providência